Enem 2021
Monte um grupo de estudos e economize. Estude com os melhores professores particulares do Brasil. Aulas on-line e ao vivo para o Enem 2021.
Em 2021 o exame será aplicado em dois fins de semana distintos: nos dias 21 e 28 de novembro, além da versão digital, feita no computador, a ser realizada nas mesmas datas da prova impressa.
Enem Digital
Além disso, de acordo com o Mec, até 2026 o Enem digital poderá ser aplicado online em todo o Brasil:
“Em 2020, teremos três aplicações do Enem: o Enem digital, para 50 mil pessoas, a regular em papel e a reaplicação”, explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.
Há também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem. Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes confirmados na edição.
Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.
Do papel para Enem Digital
Mudança progressiva
O Enem Digital será implantado gradualmente. A aplicação será em papel, como nas demais 21 edições do exame, e haverá a aplicação regular e a reaplicação.
Você sabia que o Ministério da Educação, por meio do (INEP) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira aplicou um Enem digital piloto em janeiro de 2021? Isto ocorreu por meio do desenvolvimento/aquisição da plataforma digital e desenho da aplicação a partir de dados coletados pelo Censo Escolar.
Em 2021, serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas, agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento do piloto. Permanecem a aplicação regular e a reaplicação em papel.
De 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.
Em 2026, a versão em papel para de ser distribuída e o exame só será em formato digital. A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em todo o país, e reaplicação também em modelo digital.